segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Essa Menina, de Tina Correia



Essa Menina - de Paris a Paripiranga
Tina Correia
Ed. Alfaguara
2016

Acabo de me despedir d'Essa Menina. E estou triste, como fico em toda despedida. Não gosto de separações. 
Na verdade, porém, não vou me separar dela. Além de ficar pra sempre na minha memória, estará dentro do livro, bem guardado na minha estante e poderei recorrer a ele sempre que a saudade apertar. 

"Essa Menina", romance de estreia de Tina Correia, é daqueles livros que recomendo a todos e não empresto a ninguém. Possessivamente, não consigo deixá-lo sair de minhas vistas. Preciso dele por perto, pra poder voltar a tocá-lo sempre que a vontade apertar; ou para simplesmente admirá-lo. 

Estive no lançamento do livro, na FLIM, em agosto do ano passado; a FLIM sempre me traz lindos presentes. 
Conhecer Tina Correia e vê-la apresentar seu livro foi maravilhoso! E o presente ainda veio com um bônus: Tina aceitou participar de uma mesa com Zuenir Ventura, o homenageado da FLINF, em outubro. Só lindezas!!! E eu, sortuda, ainda pude levar os dois, seus cônjuges e mais alguns amigos pra jantar. Que ano! 

O livro, que ganhei na FLIM, só li agora, estreando as leituras de 2017. E foi a minha melhor escolha para começar um novo ano. 
No primeiro dia, li muito; achei que o terminaria com um dia de leitura. Mas tive pena que acabasse e fui lendo devagar, degustando, trazendo à tona minhas próprias memórias desse interior nordestino concretizado em alimentos, pratos, costumes, palavras que me fora apresentado por meus pais, durante toda a minha infância. Era preciso, também, refletir sobre as questões políticas e religiosas tão presentes no texto que me remeteram às minhas próprias angústias d indagações sobre o correr da vida. 

Obrigada, Tina! Por essa narrativa tão deliciosa de acompanhar; por essa história tão bela e tão rica; por esse testemunho de esperança! 
Fico torcendo pra que haja o próximo livro, pois já sou fã da escritora Tina Correia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário